Minha lista de blogs

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA.
Atividade: 2A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Maria Beatriz Braga Mendonça
Tutora: Ildeny
Data: 25 /10/2010
O trabalho com projetos em sala de aula amplia as possibilidades de construção do conhecimento estimulando e mobilizando os alunos. Quando o professor elabora um projeto amplo, utilizando os recursos das TICs disponíveis, a aprendizagem se torna significativa e põe os alunos em contato efetivo com o uso das novas tecnologias. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.
Através de projetos, o professor pode responder a problemas colocados pelos alunos, pelo contexto educacional, social, econômico, cultural. É importante ainda para detectar necessidades de aprendizagens e de conteúdos necessários para o desenvolvimento do projeto.
Um projeto muito interessante e que foi desenvolvido utilizando os recursos tecnológicos como laboratório de informática para pesquisas, explorando os links disponíveis, máquina fotográfica, slides e vídeos, foi o projeto Folclore, desenvolvido pela professora Maria da Paz com alunos da EJA da Escola Municipal JK.
Os alunos fizeram as pesquisas, montaram os slides e os murais. A exposição dos trabalhos foi feita pelos alunos, utilizando o projetor de multimídias.
Neste processo o papel do professor foi de coordenador, mediador e fomentador do processo de construção do conhecimento, além de aprendiz.
E o aluno se tornou o elemento central da construção do conhecimento. Aquele que relata suas experiências e vê respeitada sua identidade e seu ritmo de aprendizagem.
Os conteúdos curriculares foram trabalhados de forma interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário