Minha lista de blogs

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Diretoria Regional de Ensino
Cursista: Maria Beatriz Braga Mendonça
Tutora: Ildeny



Quem sou eu como professor aprendiz?

Ser professor vai além do ensino de conteúdos programáticos de uma disciplina específica. O mundo exige muito mais do professor educador. É necessário que ele mude seu perfil, pois hoje as escolas precisam formar profissionais capazes de lidar com situações diversas e abrangentes, sua responsabilidade vai além do ensino, é necessário trabalhar nos alunos a formação da consciência cidadã.
Também as exigências sociais e tecnológicas impostas pela globalização direcionam o trabalho do professor, que precisa estar apto à aprendizagem e motivado para buscar novos métodos de ensino. Isso só é possível, se formos professores aprendizes. Para isso, é necessário acreditarmos em nosso potencial de aprendizagem, na nossa capacidade de evoluir, respeitando ao mesmo tempo nossos limites.
Como professor aprendiz, percebo minhas limitações, mas sei, através de minha postura e de meu esforço, que vale a pena aprender, pois como ser humano estamos sempre evoluindo, nos realizando cada vez mais e aprendendo a nos compreender e compreender o mundo em que vivemos.
Existem muitas barreiras para superar, entre elas, a dificuldade de aprender, e de rever conceitos. Às vezes, nos sentimos perdidos, angustiados, fora de foco, desmotivados. Nesse momento, é necessário retomar o rumo frente aos desafios, pois o mundo não pára para a gente se recompor, é necessário ter vontade para continuar vivendo, aprendendo, realizando-se mesmo nas derrotas, pois o importante é manter a vontade de seguir em frente.
Percebo que para ser um professor aprendiz, não basta ir levando para garantir um salário seguro, razoável, tornando-se um professor acomodado. É necessário ir além, precisa-se buscar a transformação, o crescimento e o desenvolvimento do profissional “professor”.
Após vários anos, aprendi que ser professor aprendiz me proporcionou trocas criativas que enriquece, constituem e constroem a condição de ser professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário