Minha lista de blogs

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Planejando atividade com Hipertexto ou Internet

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: II
Atividade: 4 –
a)- Planejando atividade com Hipertexto ou Internet.
b)- Aplicando em sala de aula uma atividade com Hipertexto ou Internet.
c)- Registro da experiência (percepções sobre o planejamento e aplicação da atividade em sala de aula).
Cursista: Maria Beatriz Braga Mendonça
Data: 17/06/2010
Professora Parceira: Maria da Paz Pinto de Sousa Barbosa
Escola: Escola Municipal JK
Turma: 3º Período – Segundo Segmento – EJA
Duração das atividades: 02 aulas
Número de alunos: 27
Conteúdo: Qualidade de vida (as frutas de nossa região e sementes nutritivas)
Disciplina: Educação Física


1- Eixo Norteador:
Conhecendo o nosso corpo.

2-Competência:
Compreender e adotar hábitos e atividades que proporcionem benefícios à saúde buscando melhorar a qualidade vida.

3- Habilidades:
 Reconhecer hábitos saudáveis de alimentação para melhorar a qualidade de vida.
 Reconhecer a saúde como necessidade do ser humano e um direito do cidadão.

4- Conteúdo:
Hábitos alimentares e saúde.

5- Metodologia:
 Estudo do texto;
 Apresentação de slides;
 Pesquisa na Internet;
 Vídeos informativos sobre os alimentos;


6- Recursos Didáticos:
 Projetor de mídia (data show)
 Computador
 Máquina fotográfica

7- Temas Transversais:

Saúde


8- Avaliação:
A avaliação será feita através da participação e envolvimento dos educandos nas atividades propostas.






































RELATANDO SOBRE A AULA


Para ministrar esta aula, fiz o convite à professora Maria da Paz Pinto de Sousa Barbosa, professora da Escola Municipal JK. O planejamento foi feito seguindo as orientações da atividade 4, Unidade II do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Feito o convite, a professora demonstrou interesse em colaborar, pois ela também é cursista. O próximo passo foi elencar alguns conteúdos previstos em seu planejamento, com sugestões de temas para decidir qual poderia despertar maior interesse e ampliar o conhecimento dos alunos.
Como a professora trabalha com alunos de EJA, decidimos que deveríamos abordar temas voltados para aspectos da qualidade de vida dos educandos, por isso escolhemos o tema Hábitos alimentares e saúde.
Para fazer o planejamento fizemos pesquisas de textos, vídeos e imagens na internet, com o objetivo de realizar a atividade proposta.
A aula foi realizada no Laboratório de Informática da escola e os alunos demonstraram bastante interesse em participar da aula e das atividades propostas. Percebemos que a possibilidade de localizarem o texto, as imagens e os vídeos durante a aula, foi uma descoberta nova para eles, que demonstraram maior interesse e uma participação mais efetiva.
Para dar sequência às duas aulas do dia ficou decidido que os alunos organizariam uma exposição de alimentos regionais e fariam desenhos, relacionados com a aula dada, para criarem uma estória sobre o valor nutritivo alimentos regionais, para criarem um pequeno vídeo, com o suporte dado pela professora.
A professora Maria da Paz afirmou que realiza muitos projetos com seus alunos e que a possibilidade de usar recursos como a internet tem facilitado bastante, pois desperta o interesse dos alunos e facilita o processo ensino aprendizagem.



1ª aula –

A professora começou a aula falando sobre a necessidade de uma alimentação saudável para se ter qualidade de vida, com o texto “Qualidade de vida é sinônimo de saúde física e mental”, apresentado em Power point. Para contextualizar o que foi exposto foi apresentado o texto: O desafio da qualidade de vida http://www.pime.org.br/missaojovem/mjecologiavida.htm que descreve muito bem sobre os fatores que influenciam o estilo de vida que vivemos e diferencia os aspectos físicos, psicológicos, nas relações sociais e no ambiente e até nos aspectos espirituais. No final foram feitos alguns questionamentos, que os alunos responderam oralmente.

2º aula

Na segunda aula foi apresentado o vídeo Alimentação saudável, através do youtube
http://www.youtube.com/watch?v=uKnMDqTr_mk&feature=related, onde os alunos tiveram a oportunidade de analisar que tipo de alimento favorece a qualidade de vida.
Em seguida, a professora abriu espaço para um debate, dando a oportunidade para todos os alunos darem sua opinião sobre os alimentos disponíveis em nossa região que favorece a qualidade de vida.
A próxima atividade foi a confecção de desenhos utilizando o Paint, com alimentos que estão disponíveis para os alunos, para fazerem o vídeo, com o auxílio da professora. Os alunos foram divididos em grupo e um dos trabalhos seria escolhido para se transformar em vídeo. Todos fizeram desenhos e estórias lindas que se transformaram nos vídeos: “A manga orgulhosa”, “A senhora que descobriu a saúde” e “Aline e Eusivan”.
Para terminar a produção de vídeos foram utilizadas mais duas aulas e a apresentação foi uma festa, onde todos trouxeram alimentos da região para serem expostos.
Este foi um trabalho foi gratificante, principalmente pela satisfação e interesse demonstrado pelos alunos no momento das aulas e na realização das atividades propostas. Também foi muito importante a boa vontade da professora Maria da Paz, que desenvolveu um trabalho brilhante junto com seus alunos.
Verificando todo o trabalho feito, percebemos a importância e a necessidade do professor estar sempre atualizando seus conhecimentos em relação às tecnologias, para melhorar suas aulas, despertando o interesse e incentivando mais os alunos para melhorar a qualidade tanto do ensino, quanto da aprendizagem.







Referenciais:


http://www.pime.org.br/missaojovem/mjecologiavida.htm
http://www.youtube.com/watch?v=uKnMDqTr_mk&feature=related
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscarAulas.html





ANEXO



FOTOS RELACIONADAS À AULA SOBRE QUALIDADE DE VIDA

4 comentários:

  1. Muito interessante!!
    Além do aprendizado sobre alimentação, ficam dois outros igualmente preciosos: o do uso da internet como ferramenta de aprendizagem e o mais importante, O USO DA PARCERIA COMO ESTILO DE VIDA.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse tema , que desperta para uma reflexão da nescesidade de uma alimentação mais saúdavel e consêquentimente a melhoria da nossa qualidade de vida , trabalhando - se com os alunos da EJA , e contando com recursos tecnólogicos da unidade escolar na pesquisa , montagem e exposição dos trabalhos confecçionados.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Bia ,com uma aula de alimentação como esta envolvendo os alunos da EJA para ter qualidade de vida ,além de usar as técnlogias como ferramentas.

    ResponderExcluir
  4. Colega sua aula ficou muito boa, além de aplicar os conhecimentos do curso muito bem, oportunizou aos alunos um aprendizado que virá certamente irá contribuir para melhoria da saúde,legal!

    ResponderExcluir